-
Arquitetos: IDIN Architects
- Área: 785 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Spaceshift Studio, Ketsiree Wongwan
-
Fabricantes: American Standard, D Modern Form, Lamptitude, Pammastic, Vista
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetos do IDIN está localizado na área de Ratchadaphisek, que é o melhor local para transporte, mas também é um dos distritos mais caóticos de Bangkok. O conceito principal deste edifício vem da ideia de criar um espaço criativo para escritórios particulares, enquanto se esconde no contexto diversificado. Para conseguir isso, todos os processos de projeto, desde o planejamento das configurações da construção até a menor decisão, devem ser resultado de um processo colaborativo.
Este edifício consiste principalmente em três zonas: um escritório de arquitetura que ocupa a maior parte da área, um café que serve também como recepção para os clientes da empresa, bem como a área de recreação para equipes durante o dia e uma área residencial privada para o diretor do escritório. O processo de projeto começa com a compactação de todas as funções e as envolve com árvores altas, que funcionam como uma cerca para proteger do ambiente movimentado e proporcionar uma vista relaxante da vegetação. Devido ao terreno estreito, é adequado alinhar a edificação com o comprimento do terreno; isso aumenta os espaços abertos entre eles e as árvores. Então, essa longa e compacta massa de construção é alongada para inserir terraços e pátios entre as áreas e obter mais superfícies conectadas à luz natural e à área verde.
Existem três hierarquias de espaços; espaços públicos, semi-públicos e privados e, ao combinar os espaços na direção vertical e horizontal, cria-se um novo espaço complexo. Isso permite que os visitantes não passem pelo ambiente privado. O espaço público, um café e sala de reuniões para clientes da empresa, estão na parte frontal do térreo. O espaço semi-público, um espaço de trabalho e espaço de apoio para arquitetos, está no meio do segundo andar. O espaço privado, uma suíte para o proprietário, está na parte posterior do terceiro andar. O café é a única função que pode ser vista desde a entrada principal, o resto se revelará, respectivamente, a medida que os visitantes caminham pelo prédio.
O espaço de trabalho dos arquitetos, o coração do edifício, deve ser um ambiente adequado, descontraído, com boa qualidade de luz e conforto térmico para trabalhos criativos. Para conseguir isso, esta área é delimitada com a parede de vidro voltada para o norte, com uma visão completa da vegetação e da luz norte. Por outro lado, para bloquear o calor severo da luz oeste e sul durante o dia, quase todo o lado oeste do edifício é uma parede sólida com a escada.
A escada, que é a principal circulação que conecta todas as funções, é alinhada ao longo da lateral sul. Cada vazio na escada está localizado nas plataformas significativas, como um patamar no canto do corredor ou no hall de entrada da área de trabalho, para permitir que a luz natural entre no espaço interior. Essa organização de funções impede que o espaço de trabalho receba diretamente o calor, mas ainda permite a visualização da vegetação e a qualidade da luz.
Outro processo de projeto significativo é a seleção do material da parede principal, que termina continuamente na sólida parede externa ao espaço interior. É necessário que este material seja de cor escura para ocultar dos arredores e seguir a ideia principal. As madeiras de cedro queimadas são escolhidas porque representam o modo de projetar dos arquitetos do IDIN. Para explicar mais, sua cor e textura preta não vêm da pintura ou da coloração, mas do resultado do processo de queima que protege as ripas do fogo e dos cupins. Da mesma forma, os arquitetos do IDIN acreditam que a arquitetura deve ser o resultado da solução de problemas com base na função, no contexto do terreno e no programa, de maneira simples e honesta.